fbpx

Desentupimento Caseiro?
Por
Tecnotube

Desentupimento caseiro, sim ou não?

O lava-loiça entupiu? E a água teima em escoar? É tudo o que não precisa depois de um dia de trabalho cansativo.

Mas o que fazer agora? Opta por colocar mãos à obra ou chama um profissional.

Muitas vezes a primeira opção é a escolha imediata. Por que quando um ralo entope é preciso agir rapidamente. Protelar a situação pode transformar um pequeno problema doméstico num pesadelo. 

No entanto, apesar de parecer uma solução simples, rápida e sem custos,  o desentupimento de forma caseira não é o melhor caminho a seguir. Deve consultar um profissional especializado, pois poderá, por falta de conhecimento, acabar por agravar o problema. 

Por exemplo, no desentupimento da sanita, ao forçar com algum objeto, pode acabar por a partir ou danificar a tubagem do ramal ou da prumada. No Lava-loiça a tentação é deitar produtos químicos ou abrasivos para provocar o desentupimento, no entanto, estes produtos podem não ser suficientemente eficazes ou mesmo danificar a tubagem. 

Para evitar agravar o problema, vamos dar-lhe algumas soluções que, caso o entupimento seja pouco complicado, podem ajudar a resolver a situação.

O vilão do desentupimento caseiro

Existe um vilão entre os produtos químicos usados para o desentupimento dos canos -  a soda cáustica. A sua utilização danifica a tubagem, sendo necessária, muitas vezes a substituição da mesma. Além do risco que representa para a saúde, podendo ocorrer queimaduras na pele e cegueira.

Além disso, a soda cáustica, após arrefecer, volta ao seu estado sólido, o que, se não se verificar a desobstrução da tubagem, acaba por agravar o entupimento. Nestes casos, muitas vezes, tendem a ser necessário a intervenção de um profissional para que a tubagem seja trocada.

Não arrisque danificar a tubagem, partir a sanita ou prejudicar a sua saúde com químicos para desentupimento que de nada adiantam.

O barato sai caro, já diz o ditado. As soluções caseiras e os desentupidores químicos não resultam. 

A melhor solução para desentupimento caseiro

A melhor dica que lhe podemos dar é a prevenção, ou seja, não chegar a precisar de um desentupimento. Esta pode ser feita de forma regular através da limpeza e manutenção das tubagens.

No caso de já ser tarde de mais, uma solução que pode funcionar e é razoavelmente eficaz é o Bicarbonato de sódio. Sim, aquele pó branco que se utiliza para fazer os bolos crescer, mais conhecido como fermento.

É a solução mais ecológica e segura para desentupir os canos na sua casa. Como utilizar?

Basta deitar  meio copo de vinagre e um copo de bicarbonato de sódio no cano, tapar com a rolha e aguardar cerca de 30 minutos.  No fim, deixar correr ou deitar um balde de água para ajudar a dissolver e a limpar a canalização. Se o método não funcionar, pode sempre repetir o processo, mas à partida será a altura ideal para pedir ajuda mais especializada. 

 

Lisboa

tel: +351 961 040 035 (Rede Móvel)
Copyright © Tecnotube - Todos os Direitos Reservados
×