fbpx

Limpeza da chaminé de Lareira
Por
Tecnotube

Porque deve proceder à limpeza da chaminé da lareira?

A Limpeza da Chaminé da Lareira é importante para a segurança da sua família. Porque a sua utilização leva à acumulação de detritos e outros materiais que podem ser perigosos durante a utilização da mesma. 

Recentemente, a Deco Proteste emitiu um alerta sobre a importância da limpeza da chaminé da lareira. Conforme a sua pesquisa, a maioria dos pedidos de socorro que os bombeiros recebem no inverno corresponde a incêndios com origem em chaminés de lareira. 

O risco de acidente existe, pois, sem limpeza e, com a passagem do tempo, cria-se um ambiente propício à ocorrência de um incêndio. 

A limpeza de chaminé de lareira deve estar incluída na rotina de manutenção do edifício. Negligenciar esta tarefa aumenta o risco de acidentes para os proprietários e administradores. E deve ser feita por empresas especializadas. Estas devem emitir um certificado que iliba a responsabilidade dos proprietários da habitação. 

Infelizmente, em Portugal, não existe uma lei que obriga o proprietário a fazer a limpeza periódica da chaminé de lareira. Por isso, não espere que aconteça um acidente, faça a limpeza da chaminé de lareira periodicamente, mesmo que o proprietário se recuse a pagar. Assegure a segurança daqueles que  amas.

Porque é importante a manutenção da lareira? 

A manutenção constante e a limpeza da chaminé da lareira a lenha contribui para reduzir significativamente a probabilidade de emissão de monóxido de carbono durante a combustão.

Lembramos que o monóxido de carbono é um subproduto da reação que se gera em vez de dióxido de carbono quando a combustão ocorre se o volume de ar estiver muito reduzido.

O problema é que o monóxido de carbono é tóxico e muito perigoso, capaz de parar o processo respiratório. Além disso, se a lareira a lenha estiver limpa, os poluentes emitidos na atmosfera são reduzidos.

Se ocorrer em condições anormais, a combustão é incompleta: isto porque liberta uma quantidade de poluentes superior ao normal.

As menores partículas não queimadas penetram nos alvéolos pulmonares e passam para a corrente sanguínea, que as transporta para todos os órgãos do corpo.

Se gosta de acender a sua lareira tome nota destes conselhos:

  • Deve limpar a chaminé de lareira ao fim de cada duas toneladas de lenha consumida.
  • Para obter a máxima eficácia na extração de fumo e evitar a entrada de vento, poeiras e outros obstáculos à ventilação, montar girândolas na saída das chaminés de lareira.
  • Fale com os seus vizinhos, alerte-os para os problemas que possam advir da desvalorização deste perigo e tente agilizar o processo, juntando a limpeza de todas as chaminés de lareira do edifício. Desta forma, poderão obter um orçamento mais acessível a todos os condóminos.
  • Não se esqueça de pedir vários orçamentos, para poder comparar valores e serviços.

Após a limpeza da chaminé de lareira, aproveite bem o seu inverno junto dos seus, em total segurança. 

Lisboa

tel: +351 961 040 035 (Rede Móvel)
Copyright © Tecnotube - Todos os Direitos Reservados
×