fbpx

Como evitar entupimentos nas canalizações?
Por
Tecnotube

É inevitável! Por mais cuidado que se tenha, com o uso, acabará sempre por acontecer - entupimentos nas canalizações. Este é um dos desafios que, mais cedo ou mais tarde, acabará por se deparar.

Seja na cozinha ou num dos inúmeros canos da casa-de-banho. Mas antes de chegar a esta fase, conheça alguns materiais com os quais deve ter cuidado e dicas de cuidados a ter para adiar ao máximo o entupimento dos seus canos.

Dicas para evitar entupimentos nas canalizações:

  • Coloque proteções nos ralos que impeçam a passagem de materiais sólidos.
  • Assegure a limpeza frequente dos sifões dos lavatórios e dos lava-loiças, pois é aí que mais ficam retidas partículas maiores, restos de alimentos e gordura.
  • Não recorra de forma frequente a produtos químicos e corrosivos para limpar ou desentupir as suas tubagens. Estes podem causar danos permanentes nas canalizações.
  • Fazer manutenções preventivas com verificação através de vídeo do estado geral das tubagens.

O que pode causar entupimentos nas suas canalizações:

  • Água: a água que usamos todos os dias, tem uma certa quantidade de calcário, o que contribui para os entupimentos das canalizações com o passar do tempo.
  • Detergentes e gel de banho: substâncias que contribuem para o entupimento das tubagens?
  • Restos de comida: a acumulação de detritos resultantes dos restos de comida que sacudimos ou atiramos no lava-loiças são uma das principais causas de entupimentos. Deite no lixo o resto de comida dos pratos e panelas.
  • Pelos de animais: o pelo do seu animal de estimação, quando é deitado nos ralos da banheira ou poliban, pode entupir toda a canalização.
    Deve tentar evitar que os pelos escorram pelo ralo ou fazer limpezas frequente, sobretudo se o seu patudo for peludo.
  • Areia dos Gatos: atenção ao limpar e lavar a casa de banho do seu gato para que não caia nas tubagens pedras ou areias higiénicas.
  • Areias dos aquários: à semelhança da areia do gato, deve ter muita atenção para não deixar cair na tubagem as pedras e areias do fundo do aquário.

O que fazer em caso de entupimento das canalizações:

Apesar dos muitos cuidados que possa ter, quando uma canalização entope deve chamar imediatamente um profissional capacitado para evitar maiores dores de cabeça. Por norma, uma intervenção amadora com químicos ou equipamentos pouco profissionais acaba por resultar em maiores complicações, mesmo parecendo uma solução rápida na altura.

Se o que está a causar o entupimento das suas canalizações for uma mistura de materiais orgânicos com outros sedimentos como pedras ou calcário não vai ser eficaz e pode ainda resultar num maior estrangulamento dos resíduos no cano.

Um profissional capacitado consegue identificar a causa e resolver o problema de forma eficaz. Por exemplo, recorrendo à inspeção de vídeo consegue identificar a causa de entupimento num interior de uma tubagem e consoante a causa - areias, gorduras, materiais orgânicos, calcário e até mesmo troncos e raízes – resolver o problema na hora.

Lisboa

tel: +351 961 040 035 (Rede Móvel)
Copyright © Tecnotube - Todos os Direitos Reservados
×